Tags

, ,

Marketing-de-Relacionamento-628x380A vida cotidiana é caracterizada pela vida em grupo. Cada um pensa, sente, age, deseja e necessita dessa troca com o outro para expressar sua personalidade, características e valores pessoais. Relacionamento é qualquer interação entre duas pessoas, à medida em que essas interações se tornam mais frequentes e intensas, os sentimentos despertados vão sofrendo alterações.

Os sentimentos positivos de simpatia e atração provocam aumento da cooperação repercutindo favoravelmente no nosso dia a dia. O contrário também acontece, quando sentimentos negativos são desenvolvidos no meio desse processo o relacionamento se torna pesado e não produtivo.

Os conflitos encontrados na nossa realidade, sejam eles de pequenas ou grandes proporções, se desenvolvem em decorrência de processos de interação desajustados e sentimentos ignorados. É preciso dar valor aos sentimentos vivenciados e trocados.

Quando existe uma afinidade de valores, crenças e desejos os relacionamentos se desenvolvem com maior facilidade, mas interagir com a diversidade e saber respeitar as peculiaridades de cada um é um dos segredos para obter sucesso, tanto pessoal quanto profissional.

Sendo assim, desenvolver um bom nível de relacionamento com as pessoas é uma responsabilidade individual. Para se conhecer melhor, é preciso criar um ambiente de confiança que possibilite a realização de feedback. Não devemos deixar de falar o que precisa ser dito, mas encontrar a melhor maneira de dizer, aprender a escutar e mudar, quando necessário.

Muitos conflitos persistem, porque cada lado espera que o outro mude, sem que ninguém mude de fato e se isso acontece, não existe crescimento. O jeito mais inteligente de criar mudanças é você mudar primeiro. Uma mudança na sua conduta pode ser o catalisador para uma mudança no comportamento da outra pessoa.

Além disso, a capacidade de comunicação é um dos pontos mais importantes nessas interações. Uma comunicação assertiva pode diminuir significativamente as decepções e frustrações dentro dos relacionamentos, permite que eles sejam duradouros e consistentes, e que sobrevivam a dificuldades.

Construir bons relacionamentos significa se sentir bem com você mesmo, se entender bem com os demais e fazer com que eles se sintam bem também. Num mundo de profundas transformações saber se relacionar é inteligente.

Autor: Juliana Zanona